Lei Aldir Blanc, juventude nativa lençoense e ancestralidade
Atualizado: 20 de ago. de 2021
Saiba mais sobre a produção do Clipe Refúgio Particular, criado e produzido por artistas lençoenses.

Somos jovens interioranos e nativos, maioria negros, sabemos gerir um projeto desde sua concepção à sua pós-produção, sem pessoas de fora da nossa realidade, a partir de uma formação artística, não acadêmica, que vem de um ponto de cultura, onde autonomia e empoderamento se juntam com vivência, afetividade, ciência, arte e ancestralidade na educação da juventude de Lençóis.
Esse é o perfil da nossa equipe de realização do Videoclipe Refugio Particular , produto de projeto aprovado na #LeiAldirBlanc pela Secretaria de Cultura da Bahia, que reflete quem somos, de onde viemos e nossas origens.
O Refúgio é nossa Ancestralidade. Trazer a avó ancestral na abertura do VideoClipe fala de um colo onde aprendemos cantigas e a pedir a bênção desde meninos para trilhar a jornada que abre corações aos saberes da tradição oral, para cultivar o que é nosso. Assim, Refúgio é uma jornada de conexão com nossa ancestral e com a natureza. Ele convida para o encontro e o transe com cada elemento, cada encantado - o ar, as águas, a terra, o fogo, o tempo. E no final da jornada, o menino não se esquece de onde veio, volta crescido para sua avó.

“Por eu ser um jovem negro interiorano de baixa renda tenho que me dividir em muitas atividades como artista audiovisual, presidente de associação, fotógrafo, militante da cultura. Somado a isso eu escolhi o refúgio da madrugada para minha criação. Busquei transições suaves e leves para expressar a paz que a música Refúgio Particular e a madrugada me trazem. O Videoclipe reflete a jornada em detalhes ancestrais, nas mãos, no rosto. Alterna imagens abertas e fechadas, buscando transmitir o sentimento da música em cada cena”
Uilami Dejan, direção de fotografia e produção audiovisual
O roteiro foi construído de forma compartilhada por nós jovens a partir do sentimento da música e traz referências em artistas e bandas como Liniker, Luedji Luna, Larissa Luz, Gilberto Gil e Baiana System. O cuidado com a ritualística e a vivência de cada momento/cena foi uma preocupação fundamental da direção.

“Tudo que eu pedia como diretor, André se conectava pleno. Ele viajava na vivência e acreditava quando eu dizia - estamos aqui para ver as suas próprias expressões, para ver você.”
Tainã Pacheco, direção audiovisual, produção musical, músico e elaboração do projeto
A direção e a produção foram muito cuidadosas, cada cena foi construída a partir do afeto entre nós todos do set, incluso o cuidado com as nossas vidas diante da Pandemia. Desde criar o projeto até chegar no produto focamos no processo afetivo que resguardou a essência de cada um, da união de um coletivo que faz nascer o belo.

“Foi muito significativo ter um currículo artístico avaliado e aprovado na Lei Aldir Blanc como jovem interiorano gay e negro. Foi transformador estar com pessoas que conhecem a minha sensibilidade e ser dirigido por uma pessoa como Tainã Pacheco com quem tenho intimidade artística. Fui desafiado a me olhar no espelho. Assumi que minha arte de cantar é expressiva, também por causa da minha conexão com a linguagem de libras. Me olho de novo todo dia e digo pra mim - você pode, menino.”
André Fonseca, compositor e intérprete, direção audiovisual
No Brasil e no mundo, vivemos uma grande tristeza, por outro lado a lei de emergência trouxe respiração para a nossa vida e arte. Realizamos uma trilha difícil na Chapada para produção do VideoClipe, subimos e descemos serras com equipamentos pesados por três dias num contexto de pandemia, biossegurança, lock down, angústia do adiamento da lei. Porém conseguimos um resultado profissional e renovamos nossas energias.
“A Lei Aldir Blanc foi uma salvação para quem faz arte e cultura. Foi a primeira vez que escrevi um projeto. O que falta é incentivo e com ele demos um salto potencial, multiplicamos o recurso. Era só um Videoclipe, mas vários produtos nasceram e nos transformaram. As proporções dos resultados têm relação com o afeto entre nós, pela arte e pela nossa cultura.”
Tainã Pacheco

Queremos lançar nossos produtos no mercado cultural, publicar no Mídia Ninja, na TVE, nos jornais, distribuir ele como uma carta para o mundo. Criamos Vídeo performance em libras para gerar acessibilidade,
Também um single que foi lançado em plataformas de Streaming de música com capa ilustrada, dá uma olhadinha por aqui e estamos criando um making off com uma proposta de desconstrução do VideoClipe que vai ser publicado no Instagram.
Durante a vivência de produção do VideoClipe nos surpreendemos com nossa própria experiência e compreendemos o poder que relações afetivas, ancestrais e históricas possuem para criar e estrear o novo.
FICHA TÉCNICA:
Composição e Intérprete: André Fonseca
Produção Musical, Violão e Arranjo: Tainã Pacheco
Gravação e Edição de Áudio: Tainã Pacheco
Mixagem e Masterização: Tainã Pacheco
Finalização de Áudio: Gabriel Baltarejo
Flauta: Marcel Jacques
Percussão: Harebol
Direção: Tainã Pacheco e André Fonseca
Direção de Fotografia: Uilami Dejan
Câmera: Uilami Dejan
Edição de Vídeo e Finalização: Uilami Dejan
Imagens de Drone: Yan Azevedo
Roteiro Base/Locação: André Fonseca, Tainã Pacheco e Uilami Dejan
Estrutura de Roteiro: Júlia Oliveira
Elenco: André Fonseca, Ivana Paixão, Tainã Pacheco, Faby Guerreiro, Lorraine Ferreira, Fellipe Dourado, Ricardo Boa Sorte, Larissa Alves, João Moura, Eunice Fonseca e Àquiles Bispo. Produção Executiva: Ricardo Boa Sorte
Assistente de Produção: Ivana Paixão e Rose Santos
Figurino: Ivana Paixão
Maquiagem: André Fonseca
Saiba mais:
LINKs Refúgio Particular
Making Off: https://youtu.be/C7U7x_Gndyk
Teaser Lançamento: https://www.instagram.com/reel/COVp7HYBNnz/?utm_medium=share_sheet
Single Refúgio Particular: https://ps.onerpm.com/1075140723
Teaser Anuncio de realização: https://www.instagram.com/reel/CLsHTFLnRmZ/?utm_medium=share_sheet
Animi anuncio lançamento: https://www.instagram.com/reel/CN5Tru5BQaY/?utm_medium=share_sheet
Teaser pré-lançamento: https://www.instagram.com/reel/COS6mpphTdM/?utm_medium=share_sheet
Performance de acessibilidade - Corrente de Cores: https://www.instagram.com/tv/COvZiGahGeP/?utm_medium=share_sheet
DIVULGAÇÕES:
Jonal da Chapada: https://jornaldachapada.com.br/2021/05/03/chapada-cenario-da-regiao-compoe-videoclipe-de-single-lancado-por-jovens-musicos-confira-aqui-as-imagens/
Garimpei: https://www.garimpei.com/post/lei-aldir-blanc-juventude-nativa-lençoense-e-ancestralidade
Revista Feitos de Música: https://revistafeitosdemusica.com/2021/05/01/andre-fonseca-lanca-single-e-videoclipe-de-refugio-particular/

Texto coletivo de André Fonseca, Tainã Pacheco e Uilami Dejan, sistematizado pela educadora Líllian Pacheco – Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, em roda de conversa.