Quarentena verde

A pandemia vem destacando o valor e a importância de semear, plantar, cuidar do solo, colher, germinar e saborear um alimento cultivado com autonomia, deixando a cidade com quintais ou pequenos espaços de terra cada vez mais verdes. Uma prática que, além de reduzir nossos gastos, também exercita a paciência, o contato com a terra, autoconhecimento e a integração familiar. De legumes a ervas medicinais, é possível plantar de tudo um pouco nos canteiros, quintais, jarros e pequenos espaços de terra de Lençóis. O importante é manter a saúde, a boa alimentação e o contato com a natureza cada vez mais forte.

Para começar do zero, é bom observar aspectos como o tipo do solo, a temperatura, a estação do ano e o tempo de exposição ao sol (considerando que cada planta tem a sua demanda própria de luz solar). Vale ainda usar a criatividade para criar canteiros reutilizando pneus, garrafas, telhas e tijolos que garantam a sustentação do solo e possam combater a erosão. Neste caso, vale explorar o talento artístico para pintar, desenhar e colorir o canteiro! Uma ótima atividade para as crianças!


Para evitar frustrações e fazer as suas plantas crescerem, alguns cuidados são recomendados e, melhor ainda, é possível recorrer a diversas formas de adubar, fertilizar e manter a saúde da terra. Em Lençóis, você encontra à venda biofertilizantes, húmus de minhoca, substratos e chorume, importantes na adubagem do solo. Além disso, serviços de adubação com micronutrientes, aplicação de produtos orgânicos contra pragas e insetos e o preparo de vasos com nutrientes específicos para o cultivo de plantas medicinais também podem ser encontrados no GAL - O Grupo Ambientalista de Lençóis – um dos comerciantes prejudicados com a suspensão da feira. Em sua barraca, era possível encontrar desde mudas diversas até livros e alguns dos produtos citados acima. Hoje, é possível comprar tudo por telefone, conversando direitinho sobre o que deseja para o solo, evitando assim um contato social prolongado. O Permasitio Licurioba reaproveita as cascas das bananas produzidas em sua agrofloresta para a produção de biofertilizantes, fechando assim o ciclo de vida da terra e gerando um importante produto para a sua horta caseira. Lá também existe uma comunidade de minhocas que trabalha intensamente, processando o esterco da vaca e da cabra, transformando tudo em um rico produto natural, o húmus. Uma super vitamina para o solo, que fornece nutrientes, regula micro-organismos e potencializa a fertilidade.



Mudas


No Permasitio Licurioba, você encontra algumas mudas frutíferas como: siriguela, amora, abacate, tangerina pocã e morango. Olha que delícia! Uma outra opção mais localizada no centro da cidade é a Rações Pinho Petshop. Lá você pode encontrar sementes orgânicas e livres de transgênicos, além do húmus.


No GAL, mudas frutíveras de acerola, pitanga, amora, abacate, manga, romã, noni, graviola, jenipapo e banana estão disponíveis. O lugar também oferece diversas outras opções de mudas de espécies aromáticas e medicinais, além das plantas alimentícias não convencionais (as conhecidas PANC´s, assunto para um outro momento!). Veja abaixo a lista completa de mudas oferecidas pelo GAL:


Espécies aromáticas: alfavaca de Xangô, alho, citronela, capim santo, erva cidreira, alevante, mirra, hortelã miúdo, hortelã graúdo, poejo e menta.


Espécies Medicinais: terramicina, sabugueiro, shaya, algodoeiro, boldo, vinagreira (azedinho), babosa, artemísia, anador.


Plantas alimentícias não convencionais: transagem, agriãozinho, alfavaquinha, almeirão, algodão, manjericão, mastruz, fedegoso, pimenta do reino, celósia, vinagreira (azedinho), agrião, almeirão, alface, mostarda, chicória, rúcula, couve brócolis, couve-flor.


Sementes, Estacas e Mudas de Plantas Melhoradoras, Coberturas e Defensivas: cravo de defunto, mucuna preta, mamona, margaridão, fumo, algodoeiro, leucena, crotalária, fedegoso, capim elefante, capim-santo, capim-citronela mudas e estacas de batata doce, aimpim, chaya


Sementes: tomate cereja, tomate italiano, pimentão, beringela, jiló, quiabo, abóbora, melão (amarelo, croá, qualhada), pepino, diversos tipos de pimenta, milho andino, gergelim, mamão, maracujá e urucum.


Pronto! Você já tem algumas opções para estimular o crescimento saudável das suas plantas, além de ampliar a diversidade de opções do seu canteiro. O garimpei.com está com uma nova janela de contatos que vai ajudar a deixar suas plantas saudáveis, bonitas e gostosas, facilitando assim o crescimento da sua horta e a autonomia na produção do seu próprio alimento. Não desanime, pesquise, insista, invista em fertilizantes naturais e adubos. Assim você também cultiva uma boa saúde física e mental!


Agradecimentos ao Permasítio Licurioba, Grupo Ambientalista de Lençóis, Rações Pinho Petshop pelas informações disponibilizadas. Os sites abaixo também foram consultados:

www.blog.plantei.com.br

www.ecycle.com.br



Por Renata Reis

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PARA RECEBER NOTÍCIAS - ASSINE!

Garimpei.com (21).png
  • Instagram
  • Facebook

© 2020 por Garimpei.com. Orgulhosamente criado com Wix.com

diamante_preto_png.png