top of page

Quem é essa gente que luta pela EMERGÊNCIA CULTURAL no meio da pandemia?



Mobilizar aprovação de uma lei da cultura no congresso nacional é um caminho longo de muito diálogo e mediação. Mais do que isso, é um reencontro com o "ser brasileiro".


O grupo que foi responsável pela articulação e sistematização da relatoria da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (1075/2020) aprovada em 26 de maio, foi o mesmo grupo que liderou a luta pela Lei Cultura Viva, a Lei Griô Nacional e tantas outras lutas. Gente da gente. Gente que cresceu sendo griô aprendiz de mestre griô mateiro e violeiro no interior da Bahia; gente que cresceu no teatro de rua no meio da Lapa do Rio de Janeiro; gente que vendeu empadinha na rua, resistiu na ditadura e estudou história na universidade pública em São Paulo; gente que a escola não ensinou a escrever, mas a arte da contação de história, junto com a tradição oral fez reinventar a escrita e o palco da vida na Vila Industrial Campinas. É gente que lava prato, passa pano no chão, sobe no palco e corre pra falar na live.

É gente assim que faz um dia, no meio de uma pandemia, virar um dia histórico, porque sonha longe do próprio espelho, não tem tempo pra cair e é livre dos egos capitalistas e racistas, ladrões de sonhos. É gente de ponto de cultura, de rádio e webtv comunitária, de cineclube, de terreiro, de capoeira, da diversidade de grupos e comunidades tradicionais que nos formam como povo. É gente trabalhadora que cresceu de baixo para cima aprendendo como se costura cultura, arte, educação, tradição oral, política, economia solidária, comunicação e muitas outras belas palavras.


Gente assim telefonou para os parlamentares de todo o Brasil e marcou um por um nas redes sociais; liderou WebConferências e se multiplicou em milhares de gentes representando conselhos e secretarias de cultura, terreiros e aldeias, teatros e museus. Gente assim criou uma infinidade de textos e vídeos de comunicação, fez um tuitaço acontecer logo de manhã, chamou a atenção de um país continental nas redes sociais; ganhou noites escutando e sistematizando propostas, conversando com lideranças de todas as áreas da arte e da cultura.


É gente que aprendeu a amar a música com o grande compositor da MPB Aldir Blanc e chorou calada por ele e tantos outros vitimados pela #covid19.


É gente de muita amorosidade e sabedoria pra criar unanimidade no meio de uma pandemia e de uma das maiores crises políticas entre as forças que sempre polarizaram os conflitos da história do Brasil. Com exceção de um tal Partido NOVO, todas bancadas partidárias votaram SIM ao projeto. Foi tanto diálogo mediado por essa gente que cinco projetos de lei, incluso a PL 1075/2020, de autoria de Benedita da Silva (PT-RJ) em conjunto com parlamentares de diferentes partidos, foram juntadas. Depois iniciou-se a grande caminhada de mobilização no país com a relatoria da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).


Qual é o grande sonho dessa gente?


O sonho é apoiar com ações emergenciais o setor das Artes e da Cultura durante a pandemia, por meio da destinação de R$ 3 bilhões, que fazem parte do Fundo de Cultura, a estados, Distrito Federal e municípios.


Apoiar como?


>> Com um valor mensal para a manutenção de espaços, entidades culturais e Pontos de Cultura;


>> Com renda mensal mínima para trabalhadores da cultura;


>> Com editais e chamadas públicas para ações de formação, manutenção e criação artística, dentre outros;


>> Com linhas de créditos e renegociação de débitos;


- e outras propostas;


Essa gente agora vitoriosa, numa coletividade tão livre quanto intangível, levará a Lei ao Senado. Em seguida, ao Presidente da República que se fez representar hoje, dizendo sim.


Se você ainda não faz parte dessa gente, se você ainda conjuga o verbo "ser povo brasileiro" na terceira pessoa, se você ainda pensa que não existe esperança, ou que tem que enfrentar sozinha(o) essa crise política e pandemia, se junte a essa gente. Seja "povo brasileiro" e lute pela @leiemergenciacultral !!


Líllian Pacheco, educadora e escritora ponto de cultura Grãos de Luz e Griô e Ação Griô Nacional






155 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page