"Quem quer se matar não avisa." Avisa sim!⠀



Avisa quando muda o comportamento, quando deixa de responder as mensagens, quando posta nas redes sociais, com cartas, com afirmações que dizem "isso vai acabar", "vou acabar com essa dor", "não tem jeito", "vou embora pra sempre" entre outras frases de alerta.


Avisa quando exagera na bebida, na comida, não dorme, ou dorme demais.⠀

Na quarentena, o processo de adoecimento mental foi potencializado, e no âmbito privado identificar as modificações comportamentais pode vir a ser um desafio. As vezes, o silêncio é um grito de socorro, e sinaliza das mais variadas formas.


Toda mudança de comportamento precisa ser observada com cautela.⠀

Sentir-se triste, ansioso/a de vez em quando é tranquilo, faz parte da vivência do distanciamento que afetou todo o mundo. Mas, se a dor for profunda demais, se segue sendo difícil demais continuar vivendo, eu convido você a buscar profissionais habilitadas/os. Infelizmente, amigos, família, líderes religiosos podem proporcionar acolhimento e são importantes também, associados a um mergulho profundo nos gatilhos existentes, com um/a profissional habilitada, quem ouvirá sem julgamento, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e te convidará para elaboração das dores que seguem gritando aí dentro. ⠀

Eu sei que não é fácil. Mas, saiba que buscar ajuda é autorizar alguém seguir caminhando contigo, com segurança. ⠀

Permita-se :)


10 de setembro é o #DiaMundialdePrevençãoAoSuicídio e todo mês de setembro ganha uma cor: é o #SetembroAmarelo, mês de chamar a atenção para este tema.


"São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias."

Fonte:

https://www.setembroamarelo.com/


texto:

@nataliarufino_psi é psicóloga, CRP03/15872, e está atendendo por #telemedicina contato: api.whatsapp.com/send?phone=5571985140311


ilustração:

@driteles9 é artista visual e fotógrafa, graduanda em Artes Visuais na @ufrb_edu em seu perfil você conhecerá um pouco do seu trabalho e pode adquirir uma de suas artes ou encomendar a sua!

#suicídio#quebreotabu #paraalémdaclínica #psicologapreta #temquesermulti #autocuidado #psicoterapiafamiliar #psicoterapiaonline #terapiaonline #psicologaonline #amor #setembroamarelo

Posts recentes

Ver tudo

PARA RECEBER NOTÍCIAS - ASSINE!

Garimpei.com (21).png
  • Instagram
  • Facebook

© 2020 por Garimpei.com. Orgulhosamente criado com Wix.com

diamante_preto_png.png