Saúde mental e a pandemia COVID-19
Texto coletivo Turma Grãos 2021

Evidentemente, no período de pandemia, a quantidade de brasileiros com problemas de saúde mental aumentou. É dada atenção principalmente ao índice de suicídio que cresceu gradativamente com a pandemia e isso deixa em alerta a falha no sistema de assistência às pessoas que já tinham ou desenvolveu problemas de saúde mental nesse período.
O Brasil está entre os países de maior números de suicídios do mundo. O suicídio acontece entre jovens de 15 a 29 anos. As causas desses problemas podem ser traumas do passado, dificuldades do dia a dia, problemas afetivos e outros motivos. Em meio à devastação causada pela #covid-19 no país e a necessidade de isolamento social, a percepção é de que a #saúde mental das pessoas está piorando.
Atualmente, a assistência dada para pacientes com transtornos mentais continua estagnado, pois de acordo com uma matéria do Hospital Santa Mônica, de 2020, os programas de auxílio são poucos, a atenção é sempre bem ampliada às outras áreas da saúde, mas na saúde mental não se vê tanto envolvimento, seja por parte dos pacientes que mantém a cultura do medo e vergonha de procurar a psicologia ou dos orgãos da saúde que propõem poucos programas de assistência, mesmo sabendo a importância.
Para lidar com isso propõe-se a organização de medidas de saúde pública. Políticas sociais e conversas abertas seja em espaços escolares ou em mídias é uma das formas de ajudar nesse processo.
Outra alternativa é fazer campanhas para conscientizar e levar o conhecimento para as pessoas, como o dia nacional dez de outubro que tem o intuito de demonstrar a importância de cuidar da saúde mental.
Texto coletivo
Turma Grãos 2021
Michele Gomes
Geiseane de Souza
Ana Carla Machado
Taissa Souza de Jesus
Luana Oliveira de Souza
Jhonatan Gabriel Teles
Ícaro Santos de Jesus
Cassandra Cruz
Rosiane Santos
Arthur Andrade
Milena Souza da Silva
Renata de Jesus Conceição
Elane Arruda
Edvania Soares
Raiane Santos
Acácio de Almeida Magno
João Vitor Oliveira