• Garimpei Com

Viva a economia solidária!!

mas afinal o que é economia solidária?


Quando olhamos para uma prateleira cheia de produtos (como esta foto), nos perguntamos como eles são feitos? Quem trabalha com eles? Como esta cadeia produtiva é construída? Você se pergunta?


Neste momento que enfrentamos de #pandemia, fomos obrigados a repensar, a mudar alguns hábitos, e aqui, na cidade de Lençóis não foi diferente. O Garimpei.com convidou Juliana, parceira da Cesol Chapada Diamantina para escrever um pouco sobre nossa participação na I Jornada de Negócios e Turismo de Lençóis, que foi realizada pela @acellencois



A cidade de Lençóis é internacionalmente conhecida pelo turismo ecológico e cultural. Sua localização privilegiada, na região da Chapada Diamantina, recebe anualmente milhares de turistas do Brasil e do mundo. No entanto, com a COVID-19, o cenário mudou. A cidade foi fechada e suas ruas, antes ocupadas pelos turistas, artistas, artesãos e pequenos produtores locais, se esvaziaram. Sem os visitantes, o silêncio e a insegurança invadiu a vida dos moradores, que se viram sem trabalho e sem rotina. Não somente os grandes empresários, mas também o pequeno comércio e a economia informal ficaram prejudicadas.


Embora trágico, este complexo contexto vem nos oferecendo a oportunidade de repensarmos nossos hábitos e explorarmos novas alternativas. A situação da pandemia nos obrigou a circular somente pela internet e encontrar neste espaço tudo o que precisamos, desde relações sociais até produtos de primeira necessidade. Embora democrático, este lugar é hegemonicamente ocupado por grandes corporações, amparados por equipes qualificadas de comunicação e publicidade. Por outro lado, os pequenos empreendimentos, localizados em áreas rurais, dispersos, com pouca ou nenhum conhecimento das mídias digitais, tentam resistir por meio de suas redes.

Diante disso, surge o portal Garimpei.com como uma alternativa para dar visibilidade aos pequenos produtores, à cultura local e à economia solidária.

Neste sentido, visa facilitar a comunicação e a comercialização entre consumidores e pequenos produtores, a fim de movimentar a microeconomia local. Além disso, promover um diálogo entre área urbana e zona rural, que muitas vezes se encontram isoladas. Portanto, utilizar a tecnologia, voltada para o desenvolvimento social, à serviço da população local. Cabe salientar que este município possui um enorme potencial, no entanto a inclusão sócio-produtiva é um fator essencial para evitar o êxodo rural, a exclusão e a marginalização dos moradores.


O modelo hegemônico de dominação, baseado no capital, no racismo e no patriarcado, vem ao longo do processo civilizatório, destruindo os vínculos comunitários e devastando a natureza. As questões de classe, raça e gênero vem permeando as relações e causando segregação, exclusão, opressão e destruição. Embora grandes descobertas científicas e tecnológicas, a desigualdade, a fome e a miséria ainda é a realidade de muitos países, principalmente no sul global. A cooperação, a abundância e os bens-comum foram, pouco a pouco, substituídos pela competição, pela escassez e pelas mercadorias.


A economia solidária surge como uma forma alternativa de organização da produção, distribuição e consumo. Seu princípio e sua finalidade estão centrados no ser humano, incluindo o contexto econômico, social e ambiental. Baseada na autonomia, igualdade, democracia, solidariedade, cooperação e respeito mútuo, este modelo se destaca atualmente como a possibilidade de um novo projeto de sociedade. Embora este tema seja recente, as iniciativas solidárias surgiram com as práticas cotidianas dos povos originários ou tradicionais, pois estes se compreendiam como parte do meio ambiente e, portanto, estabeleciam relações harmônicas com a natureza e a comunidade.

Nesta perspectiva, a participação do Garimpei.com foi relevante na I Jornada de Negócios e Turismo de Lençóis, que aconteceu este ano, pois o portal promove uma outra forma possível de organização da sociedade, em especial para a atividade econômica. Além disso, apresenta uma possível alternativa de utilização das mídias digitais, voltada para o desenvolvimento local. Sendo assim, proporcionou uma reflexão sobre qual futuro queremos para Lençóis.


Que tal aproveitar que estamos em dezembro, mês natalino e repensar nosso consumo?


Texto de Juliana

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PARA RECEBER NOTÍCIAS - ASSINE!

Garimpei.com (21).png
  • Instagram
  • Facebook

© 2020 por Garimpei.com. Orgulhosamente criado com Wix.com

diamante_preto_png.png